O candidato derrotado à presidência do Peru, Roberto Sánchez (Juntos pelo Peru), denunciou nesta terça-feira (23) uma "fraude em desenvolvimento" nas eleições contra Keiko Fujimori.
Sánchez alega manipulação de votos, especialmente do exterior, e ameaça não reconhecer a vitória da rival, que lidera a apuração com vantagem irreversível.
A principal queixa é a eliminação da obrigatoriedade de escanear atas de voto estrangeiro no segundo turno, ao contrário do primeiro. Para Sánchez, a mudança "quebrou a cadeia de custódia" e permitiu manipulação.
Sem apresentar provas concretas, o líder esquerdista convocou mobilizações para sábado (27). Ele reitera que, se o Jurado Nacional de Eleições (JNE) não anular votos, não haverá reconhecimento.
O chanceler Carlos Pareja rejeitou as denúncias, falando em funções logísticas. Keiko Fujimori classificou as acusações como "ato desesperado".
Com 99,85% das urnas apuradas, Fujimori soma 50,11% dos votos contra 49,88% de Sánchez. A vantagem, de mais de 43 mil votos, sela a vitória da candidata de direita.
A disputa segue gerando intensa polarização política no Peru.
Fonte: https://gazetabrasil.com.br