Uma nova madrugada de violência marcou Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, nesta segunda-feira (22). Moradores viveram momentos de tensão em meio a intensos tiroteios entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho, que disputam o controle da área.
Os confrontos, que já se tornaram rotina na comunidade, causaram grande impacto nos serviços públicos. A Secretaria de Saúde suspendeu atividades externas de três unidades de atenção primária, enquanto duas escolas tiveram o funcionamento afetado.
A tensão na região não é recente. Na última sexta-feira (19), a comunidade já havia enfrentado horas de fogo cruzado pelo segundo dia consecutivo. Os tiroteios da sexta-feira, inclusive, obrigaram 12 linhas de ônibus a alterar seus itinerários.
Segundo informações da polícia, criminosos do Comando Vermelho, atuantes na Muzema, atacaram pontos controlados por milicianos na quinta-feira (18), iniciando a recente escalada de violência.
Rio das Pedras, com cerca de 55 mil habitantes, é uma área estratégica para a milícia. O grupo paramilitar explora serviços e cobra taxas, gerando uma receita estimada em R$ 2 milhões mensais, conforme O Globo. As autoridades seguem monitorando a situação na comunidade.